Versículos sobre a autoridade divina são facilmente encontrados na Bíblia e selecionamos também alguns versículos sobre autoridades terrenas
Os versículos sobre autoridades terrenas orientam qual deve ser a nossa postura perante eles.
Versículos sobre autoridades terrenas
Romanos 13:1 – “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus”.
Romanos 13:2 – “Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação”.
Tito 3:1 – “Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra”.
Romanos 13:3 – “Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela”.
1 Pedro 2:13-15 – “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;
Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.
Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos”.
1 Pedro 2:18 – “Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus”.
Há fatos bíblicos que envolveram autoridades e que podem servir de base para elaborar mensagens sobre o tema, citamos três exemplos:
O rei Assuero, em sua autoridade, honrou à Mardoqueu
Ester 6:1 – “Naquela mesma noite fugiu o sono do rei; então mandou trazer o livro de registro das crônicas, as quais se leram diante do rei.
E achou-se escrito que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, dois dos camareiros do rei, da guarda da porta, que tinham procurado lançar mão do rei Assuero.
Então disse o rei: Que honra e distinção se deu por isso a Mardoqueu? E os servos do rei, que ministravam junto a ele, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez”.
Resumo: O rei, perdeu o sono e ao ler as crônicas, descobriu que alguém havia trabalhado por poupar a vida do rei. E este alguém era Mardoqueu.
Aplicação: Quando aquele que é autoridade perder o sono, deve lembrar-se de honrar aquele que trabalhou pra preservar sua vida: Jesus.
O centurião sabia o que era ser autoridade, mas se submeteu ao que era maior que ele
Lucas 7:8 – “Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz”.
Resumo: O exemplo de um homem que, mesmo tendo dezenas de soldados sob sua responsabilidade, teve humildade para reconhecer Jesus como a autoridade para resolver o que ele não podia.
Aplicação: Quem exerce um cargo de autoridade, por maior que seja o seu poder e autonomia, ficará impotente e limitado diante de certas situações. É aí que entra o privilégio de poder contar com o Deus dos impossíveis e se submeter à Ele em pedido de ajuda.
O Senador José de Arimatéia, em sua busca por Jesus
João 19:41 – “E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto”.
Resumo: Este homem era uma autoridade da época e, em João 19:38, pede o corpo de Jesus à Pilatos. Tendo a permissão, coloca num sepulcro que seria para ele, José de Arimatéia, ser sepultado após sua morte.
Aplicação: Para a autoridade, é importante conhecer Jesus, buscá-lo, saber que Ele tomou o lugar do sepulcro que era para nós. Mas neste lugar, aconteceu a coisa mais maravilhosa: a Sua Ressurreição.