Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta. Jó 14:7 a 9
O livro de Jó é talvez o mais antigo da Bíblia e ao lermos ele temos um aprendizado acerca da paciência e integridade deste homem.
Em meio às provações, Jó manteve-se Fiel a Deus e foi citado no livro do profeta Ezequiel, juntamente com Daniel e Noé, como exemplo de homem justo.
Era um homem de posses e grande influência, mas que contabilizou perdas dos bens, família e saúde. Jó depositava em Deus a sua confiança e a Fé de que seria exaltado por Ele.
Precisamos estar ligados à Deus desta mesma forma, para que a paz da alma garanta a alegria verdadeira enquanto estivermos aqui neste mundo.
Porque há esperança
Existe uma palavra de vida, que traz de volta à esperança de dias felizes (na eternidade). Jesus é a esperança para o homem cansado, abatido, triste, pois Ele vive e quer conceder salvação ao homem.
Jó teve perdas e até motivos para estar sentindo-se injustiçado. As situações da vida marcam o homem, fazendo cortes.
O homem que conhece a Deus não está isento de tribulações, mas tem em Jesus a segurança, a confiança, fé e esperança de salvação.
O fato de ser renovado não é em relação a bens materiais, riquezas, dinheiro, mas transformação de vida, após entender que o maior bem que temos está relacionado à nossa alma.
Os frutos são para a eternidade, eles não cessarão.
Nós vamos viver algumas décadas, estamos cientes de que a nossa vida é passageira, e que o espírito do homem é um “empréstimo”, uma concessão que Deus nos fez.
Mesmo que percamos esta vida, ainda temos uma vida nova pra viver.
Somos pó e ao pó tornaremos. O nosso corpo físico também se desfará.
O nosso Redentor que vive! Jó teve experiências com Deus e a perda dos bens não fez com que mudasse a sua posição diante de Deus.
Podemos ter bens, buscar uma vida melhor, sem Jesus estaremos sempre incompletos.
O fôlego de vida finda, corpo vira pó, mas a alma quer se encontrar com Deus.