Mateus 15:1 – Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:
Mateus 15:2 – “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer! “
Mateus 15:3 – Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?
Mateus 15:4 – Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.
Mateus 15:5 – Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é uma oferta dedicada a Deus’,
Mateus 15:6 – ele não é obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês.
Mateus 15:7 – Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo:
Mateus 15:8 – ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mateus 15:9 – Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”.
Mateus 15:10 – Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: “Ouçam e entendam.
Mateus 15:11 – O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’ “.
Mateus 15:12 – Então os discípulos se aproximaram dele e perguntaram: “Sabes que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram isso? “
Mateus 15:13 – Ele respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes.
Mateus 15:14 – Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.
Mateus 15:15 – Então Pedro pediu-lhe: “Explica-nos a parábola”.
Mateus 15:16 – “Será que vocês ainda não conseguem entender? “, perguntou Jesus:
Mateus 15:17 – “Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido?
Mateus 15:18 – Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.
Mateus 15:19 – Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Mateus 15:20 – Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ “.
Mateus 15:21 – Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom.
Mateus 15:22 – Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.
Mateus 15:23 – Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.
Mateus 15:24 – Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”.
Mateus 15:25 – A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me! “
Mateus 15:26 – Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.
Mateus 15:27 – Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.
Mateus 15:28 – Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.
Mateus 15:29 – Jesus saiu dali e foi para a beira do mar da Galiléia. Depois subiu a um monte e se assentou.
Mateus 15:30 – Uma grande multidão dirigiu-se a ele, levando-lhe os mancos, os aleijados, os cegos, os mudos e muitos outros, e os colocaram aos seus pés; e ele os curou.
Mateus 15:31 – O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados curados, os mancos andando e os cegos vendo. E louvaram o Deus de Israel.
Mateus 15:32 – Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho”.
Mateus 15:33 – Os seus discípulos responderam: “Onde poderíamos encontrar, neste lugar deserto, pão suficiente para alimentar tanta gente? “
Mateus 15:34 – “Quantos pães vocês têm? “, perguntou Jesus. “Sete”, responderam eles, “e alguns peixinhos”.
Mateus 15:35 – Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão.
Mateus 15:36 – Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão.
Mateus 15:37 – Todos comeram até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram.
Mateus 15:38 – Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Mateus 15:39 – E, havendo despedido a multidão, Jesus entrou no barco e foi para a região de Magadã.