“Examinais as Escrituras”… E agora? Neste versículo do Evangelho de João, Jesus mandou ou não mandou examinar as Escrituras?
Bom, Na Bíblia encontramos diversos versículos que revelam a importância da Bíblia para a vida Cristã e todo discípulo sicero de Jesus deve buscar ler, interpretar e viver pela Palavra.
Um dos versículos que endossam a origem e finalidade da Palavra está em 2 Timóteo 3:16, que diz:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”. 2 Timóteo 3:16
Outro versículo está em um dos outros Evangelhos:
“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. Mateus 22:29
Entretanto, curiosamente, quase sempre que alguém quer instruir alguém à ler e estudar a Bíblia, faz uso de um verso bíblico que não se trata de um incentivo.
Jesus mandou ler a Bíblia, ou não?
Bom, o versículo é o seguinte:
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. João 5:39
Isso ocorre por que a palavra que inicia o versículo parece estar no imperativo, dando a impressão de ser uma ordem, um comando.
Examinais parece ter o sentido de uma orientação de Jesus à todos quantos desejam entrar no Reino de Deus, para que leiam as Escrituras.
Mas a sequência e o contexto do capítulo não confirmam esta impressão inicial. E, após ler João 5:40 tudo parece ficar mais claro.
“E não quereis vir a mim para terdes vida”.
Ou seja, Jesus estava dizendo para os líderes religiosos da época que, eles faziam a leitura e exame das Escrituras, pois elas apontavam para o Messias, entretanto eles não iam à Ele (a Escritura em pessoa), para ter a vida da qual liam.
Examinais deixa de ter tom imperativo e passa a ser uma afirmação. Lendo a Nova Versão Internacional da Bíblia conseguimos entender ainda melhor:
39 “Vocês estudam as Escrituras com muita atenção porque pensam que elas dão a vocês a vida eterna. E são as próprias Escrituras que testemunham a meu respeito”.
40 “Mas vocês não querem vir a mim para que possam ter vida”.
Viu? João 5:39 encaixaria como ordenança se fosse “Examinai”, mas é uma afirmação, por isso está “Examinais”. Veja como o verbo “examinar” se flexiona.
Aqui está um exemplo inverso, de comando, de conselho:
Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21