Ditados que não estão na bíblia são ouvidos constantemente em nosso cotidiano. Você por certo já ouviu algum deles ou, quem sabe, até já falou.
Pregadores e líderes religiosos são grandes influenciadores daqueles que estão ao seu redor e por isso as pessoas acreditam piamente no que eles falam, sem conferir se há coerência.
Alguns ditados até faz algum sentido, mas o problema, para os cristãos que tem apreço pela Bíblia, é repassar estes ditos como se eles estivessem nela.
Muitos ainda não sabem destes ditados que não estão na Bíblia, mas nós os relacionamos para que você possa ficar atento e também alertá-los.
5 ditados que não estão na Bíblia
“O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”.
Cremos, sem dúvidas, que Deus é onipotente para levantar qualquer uma de suas criaturas. Entretanto, esta não é uma máxima bíblica.
Em vários momentos, vários homens foram convidados a se levantarem da posição em que se encontravam, caídos, para que assim Deus pudesse realizar seus propósitos.
Foi assim com o jovem na parábola do filho pródigo, em Lucas 15. Ele estava caído e tomou a decisão de ir ao encontro do Pai, que o esperava.
“Quem não vem pelo amor, vem pela dor”.
Que a dor e o sofrimento podem ser considerados instrumentos para que o homem se achegue à Deus é inegável. Porém, esta expressão não pode, também, ser considerada regra.
Deus tem propósitos especiais para cada um de seus filhos e, durante o cumprimento deles, podem experimentar diversas coisas, viver diversas situações.
“Deus tarda mas não falha”.
Nós e Deus não medimos o tempo da mesma forma. Temos relógio para ter a referência da passagem das horas, dias, semanas, meses, anos e por aí vai.
Por mais que esperemos vários anos para ter a resposta de algo que precisamos, Deus não falha, mas também não tarda.
A resposta d’Ele chega no tempo devido, sem atrasos. Foi assim quando a irmã de Lázaro disse “já é de 4 dias”, “se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido”. Naquela ocasião, Jesus não tinha chegado tarde!
“O que começa errado termina errado”.
Este é um pensamento, de certa forma, até pessimista. E ele não poderia estar na Bíblia, pois contraria a essência dela.
A Bíblia conta história de pessoas que começaram da forma correta, servindo à Deus, mas terminaram na idolatria.
E, o contrário também aconteceu, de pessoas que estavam em caminhos tortuosos passarem a caminhar no caminho direito, que é Jesus.
Isso é conversão e, conversão é uma mudança de trajeto, justamente, do que estava errado. Há esperança para o que começa errado: Jesus!
“O dinheiro é a raiz de todos os males”.
Este é um “semi-versículo”, porque a Bíblia diz que “O AMOR ao dinheiro é a raiz de todos os males.
O dinheiro, em si, não é a raiz de todos os males. Tem diferença, certo?
Comente abaixo quais são outros ditados que não estão na Bíblia que ainda andam falando por aí.