Mateus / Mateus 22

Mateus 22

Mateus 22:1 – Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo:

Anúncios

Mateus 22:2 – “O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho.

Mateus 22:3 – Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir.

Mateus 22:4 – “De novo enviou outros servos e disse: ‘Digam aos que foram convidados que preparei meu banquete: meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para o banquete de casamento! ’

Mateus 22:5 – “Mas eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios.

Mateus 22:6 – Os restantes, agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram.

Mateus 22:7 – O rei ficou irado e, enviando o seu exército, destruiu aqueles assassinos e queimou a cidade deles.

Mateus 22:8 – “Então disse a seus servos: ‘O banquete de casamento está pronto, mas os meus convidados não eram dignos.

Mateus 22:9 – Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem’.

Mateus 22:10 – Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados.

Mateus 22:11 – “Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial.

Mateus 22:12 – E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial? ’ O homem emudeceu.

Mateus 22:13 – “Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.

Mateus 22:14 – “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.

Mateus 22:15 – Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras.

Mateus 22:16 – Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

Mateus 22:17 – Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não? “

Mateus 22:18 – Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: “Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova?

Mateus 22:19 – Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto”. Eles lhe mostraram um denário,

Mateus 22:20 – e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição? “

Mateus 22:21 – “De César”, responderam eles. E ele lhes disse: “Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Mateus 22:22 – Ao ouvirem isso, eles ficaram admirados; e, deixando-o, retiraram-se.

Mateus 22:23 – Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:

Mateus 22:24 – “Mestre, Moisés disse que se um homem morrer sem deixar filhos, seu irmão deverá casar-se com a viúva e dar-lhe descendência.

Mateus 22:25 – Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para seu irmão.

Mateus 22:26 – A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo.

Mateus 22:27 – Finalmente, depois de todos, morreu a mulher.

Mateus 22:28 – Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela? “

Mateus 22:29 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Mateus 22:30 – Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.

Mateus 22:31 – E quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus lhes disse:

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Mateus 22:33 – Ouvindo isso, a multidão ficou admirada com o seu ensino.

Mateus 22:34 – Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.

Mateus 22:35 – Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:

Mateus 22:36 – “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? “

Mateus 22:37 – Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.

Mateus 22:38 – Este é o primeiro e maior mandamento.

Mateus 22:39 – E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

Mateus 22:40 – Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

Mateus 22:41 – Estando os fariseus reunidos, Jesus lhes perguntou:

Mateus 22:42 – “O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho? ” “É filho de Davi”, responderam eles.

Mateus 22:43 – Ele lhes disse: “Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma:

Mateus 22:44 – ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés” ’.

Mateus 22:45 – Se, pois, Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser ele seu filho? “

Mateus 22:46 – Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas.

Mateus 21

O que achou?
😀 0 😢 0
Fábio Valfré Prado
Fábio Valfré Prado

Teólogo e redator de conteúdos bíblicos do site Na Bíblia Online. Escreve estudos, esboços e listas de versículos da Bíblia.

@ Seguir
MAIS LIDOS DA CATEGORIA
MAIS LIDOS DO SITE